Audiência pública da Alerj discute a retomada dos trens turísticos

O interesse do Governo do Estado na reativação dos trens turísticos no interior foi o tema central da audiência pública realizada pela Comissão de Turismo, pela Frente Parlamentar Rio nos Trilhos e pelo Fórum de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no último dia 6 de novembro.


No encontro, o secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, apresentou o programa estadual de recuperação da malha ferroviária. Segundo ele, o objetivo é recuperar os corredores ferroviários, uma malha de aproximadamente  153 km nas cidades de Miguel Pereira, Petrópolis, Valença, Paraíba do Sul e Magé.
Ainda de acordo com o secretário, o governo pretende que os recursos sejam aplicados em trechos viáveis economicamente em condições de gerar negócios,  emprego e renda, através dos trens turísticos e do transporte de cargas.
Presidente da Comissão de Turismo da Alerj, o deputado Welberth Rezende (PPS), reforçou a importância da reativação dos trens de turismo e a intenção de acompanhar as negociações que envolvem a captação de recursos para a implantação do programa de recuperação da malha viária.
Presidente do Sintur, Maria Rosalina B. Gonçalves (Rosa) participou da reunião que, na sua opinião, representa um grande avanço para a retomada do turismo ferroviário. "Para além da questão turística, o transporte ferroviário representa uma grande economia para o estado: maior agilidade, menos poluição e acidentes, além de fretes mais baratos", conclui.


 

  

 

 

Filie-se

Sindicalizar-se significa fortalecer-se com vista à defesa de seus interesses, sendo estes individuais e coletivos, levando em conta que o sindicato lhes faz chegar informações preciosas, que o trabalhador nunca terá acesso se estiver caminhando individualmente. É um investimento individual e coletivo.

Filie-se hoje mesmo e garanta seus direitos.

Clique aqui e saiba mais!